terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Um novo termômetro para medir os índices de criminalidade no Rio Grande do Norte

No dia 01 de janeiro, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, divulgou o relatório estatístico acerca dos crimes violentos letais intencionais (CVLIs), utilizando uma nova metodologia das que eram utilizadas anteriormente. 

O relatório feito com um novo modelo de monitoramento de crimes, apontou uma redução de 115 assassinatos no Estado, ao deste ano, quando comparado com 2014, o que representa uma redução de 6,5% de CVLIs no RN. 

– Encontro de cadáver, antes era colocado como homicídio, na nova metodologia utilizada pelo Governo do Estado, não conta como homicídio. Quantos cadáveres foram encontrados no RN em 2015? 

– Lesão corporal seguida de morte, também não se contabiliza como homicídio na nova metodologia do Governo do Estado. 

– Um cidadão que sofre um disparo ou uma facada, é levado ao hospital, e morre três dias depois, o Governo do Estado não conta mais como homicídio, e sim como lesão. 

– E os dados de latrocínio? Quando o bandido mata para roubar? Foram inclusos no novo termômetro do Governo do Estado? 

– Faltaram também os dados de roubos e assaltos aos estabelecimentos comerciais, bem como os assaltos a agências de correios. 

– Dados de estupros também não foram inclusos na nova tabuada do Governo do Estado. 

– Os corpos que deram entrada no ITEP e ainda não tiveram a causa da morte, não contabilizam mais como homicídio. 

Detalhe: Ivenio Espirito Santo Hermes Júnior, que até 2014 divulgava com Marcos Dionísio os números de homicídios no Rio Grande do Norte, é o atual coordenador de Informática e Estatística da Secretaria Estadual de Segurança Pública. 

http://blog.tribunadonorte.com.br/heitorgregorio

Nenhum comentário: