terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Campanha Educativa “Em Baixo e Bom Som” orienta 1.500 pessoas e apreende paredões no RN


Os policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) iniciaram neste fim de semana a Campanha Educativa “Em Baixo e Bom Som”, que visa orientar e fiscalizar o uso abusivo do som. Diversas barreiras policiais e abordagens foram realizadas, no sábado (17) e domingo (18), visando coibir a prática da poluição sonora e estimular o respeito as leis ambientais, o que resultou na apreensão de três paredões e outros equipamentos de som, além da detenção de quatro pessoas. Somente nesta primeira ação, a campanha orientou cerca de 1500 pessoas.

Neste domingo, no Bairro Nordeste, a CIPAM apreendeu dois paredões de som que estavam sendo utilizados em uma prévia carnavalesca, sem a devida autorização. Duas pessoas foram detidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil. No Oeste Potiguar, um paredão também foi apreendido e seu proprietário detido em Tibau.


Já no sábado (16), em Natal, os policiais apreenderam uma mesa de som e seis caixas amplificadas, equipamento avaliado em 48 mil reais e detiveram o proprietário de uma casa de shows que promovia um evento, na Praia da Redinha, com o nível de som acima do permitido.
Ações educativas, com a distribuição de panfletos foram realizadas no distrito de Pium, acesso às praias do Litoral Sul, na Região Metropolitana, e em Tibau, na Região Oeste.

A campanha "Em Baixo e Bom Som" visa fiscalizar e orientar estabelecimentos comerciais e casas de veraneio quanto a utilização abusiva de som alto, apoiando a Operação Verão 2015/2016 do Governo do Estado que segue até o dia 14 de fevereiro, após o Carnaval.


Os principais locais de fiscalização estão sendo as praias dos litorais Sul e Norte da Região Metropolitana, nas praias de Tibau, na Região Oeste e na cidade de Caicó, no Seridó, mas a ação poderá ser estendida para outras localidades.

De acordo com o Comandante da Cipam, Major Alexandre Correia, o objetivo da ação é conscientizar os proprietários de veículos, bares e restaurantes a seguirem as leis ambientais e não incomodar os vizinhos com o som alto.


Nenhum comentário: