segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

G1RN - Presídio de Natal ganha biblioteca e entra em projeto de redução de pena

Complexo Penal João Chaves inaugura Biblioteca D. Militana (Foto: Divulgação/Sejuc)

Os detentos do Complexo Penal João Chaves, na Zona Norte de Natal, ganharam nesta segunda-feira (12) uma biblioteca com mais de 1 mil títulos. A iniciativa foi da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) que passa a aplicar na unidade prisional o projeto Releitura, no qual um detento pode reduzir a pena em quatro dias para cada livro que lê.
A iniciativa já é aplicada no Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio, em Mossoró. Nesse projeto, o preso tem um prazo de até um mês para ler uma obra, que pode ser literária, clássica, científica ou filosófica. Precisa, então, fazer uma resenha sobre o livro escolhido. A resenha é avaliada por uma comissão de pedagogos da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que verifica se o conteúdo tem a ver com a obra e se não houve plágio.
Na opinião do Secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, o projeto Releitura “demonstra a preocupação do Estado com a recuperação da dignidade do apenado” e deve “suavizar o sistema”. Wallber acrescenta que o objetivo da Secretaria é implantar o projeto em todo o sistema penitenciário do estado.
Segundo Wallber, a biblioteca inaugurada no complexo tem acervo de mais de mil livros e é completamente informatizada. "O diretor vai ter acesso a que apenado está com qual livro e há quanto tempo", explica o secretário.
Complexo Penal João Chaves inaugura Biblioteca D. Militana (Foto: Divulgação/Sejuc)Detentos precisam escrever resenha sobre o livro para conseguir a remissão. (Foto: Divulgação/Sejuc)

Nenhum comentário: