quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Força Nacional capacita policiais no RN e AM para os Jogos Rio 2016

O Ministério da Justiça iniciou nessa segunda-feira (11), em Natal (RN) e Manaus (AM), a capacitação de 270 policiais militares que irão reforçar a Força Nacional de Segurança Pública durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os treinamentos específicos para grandes eventos vão até o sábado (16).

A preparação deverá envolver todos os estados do país e o Distrito Federal.

"A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do país, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal. Deveremos utilizar cerca de 9,6 mil profissionais para garantir a segurança do público nas instalações dos Jogos neste ano", explica o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

As instruções de nivelamento de conhecimento voltadas aos Jogos já foram realizadas em Rio Branco (AC), São José dos Pinhais (PR), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Gama (DF), em parceria com os órgãos locais de segurança pública. As próximas edições devem ser realizadas em Macapá (AP), Belém (PA) e São Luís (MA).

"Os treinamentos são conduzidos por profissionais que integram a Força Nacional. Temos nas mesmas turmas alunos policiais militares, policiais civis e bombeiros. Isso facilita a integração e interação entre essas instituições para um serviço mais eficaz. Após o período de serviço na Força Nacional todos retornam aos seus estados para continuar em prol da população local, mais equipados e com novos conhecimentos”, frisa a secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca Miki.

Os participantes recebem aulas de Gestão de Operações em Grandes Eventos; Atendimento Pré-Hospitalar; Busca e Varredura Antibombas; Policiamento de Eventos; Psicologia das Massas; Direitos Humanos; Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo; Fundamentos Legais em Manifestações Públicas; Terrorismo e Contraterrorismo; e Medidas Preliminares em Local de Crise, entre outras disciplinas.

A Força Nacional desenvolve atualmente 42 operações em apoio à segurança pública em 14 estados e Distrito Federal, dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, investigações e perícia em áreas críticas, combate ao desmatamento na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e defesa civil entre outras.

Seu efetivo também já participou da segurança de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013 e Jogos Pan-Americanos 2007.

Nenhum comentário: